Aproveite o outono para fazer a calagem, recomenda pesquisador

O outono é um dos principais momentos do ano para ações que envolvam a mobilização em favor da qualidade do solo. A calagem nessa estação do ano representa uma associação de interesses para preservação de solo, que culminará com melhores resultados na colheita.

A avaliação é do pesquisador Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico (IAC), ligado à Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo. A fala de Peche Filho consta de entrevista ao programa “Mercado & Companhia”, do Canal Rural.

A reportagem relata a avaliação da Abracal, de que a calagem – processo de correção de acidez do solo – precisa ser melhor difundida entre os agricultores e pecuaristas. Um dos produtos utilizados na calagem é o calcário agrícola. A definição da quantidade aplicada precisa ocorrer após a análise de solo, feita com acompanhamento técnico.

Peche Filho também aponta a necessidade de um ajuste adequado no conjunto de máquinas que aplica o corretivo. Segundo ele, trator e implemento precisam estar coordenados, para que o calcário seja espalhado da forma correta na área cultivada.

Clique aqui e veja a reportagem.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.